A Pro Raptors busca desenvolver mecanismos para a preservação da natureza através da execução de estudos, assessorias e treinamentos (técnico-profissional) para pessoas que possuem interesse em se aprofundar no conhecimento de ciências como ecologia, zoologia, manejo e conservação.

Também fomentamos estudos que contribuam para a melhoria da funcionalidade dos ecossistemas reduzindo o impacto humano em ambientes naturais trabalhando na promoção de serviços ecossistêmicos e refaunação de espécies.

Para atingir todos esses objetivos possuímos uma equipe multidisciplinar, com profissionais de distintas formações e experiencias, e que atuam há mais de 25 anos na área ambiental, definindo estratégias e planejando as ações de forma conjunta e complementar.

Apesar das adversidades o Instituto Pro Raptors celebrou o recente ano de 2020, pelos diversos planos e conquistas importantes alcançadas.

Houve grande esforço da equipe para implantação da nova sede do Instituto, ainda em aprimoramento, com alguns marcos de maior destaque:


TIMELINE (EM CONSTRUÇÃO) ENTRE EM CONTATO

Regularização do novo terreno para receber as novas instalações modernizadas (concluído).
Construção das novas instalações do Criatório Conservacionista de aves de rapina (concluído).;
Construção do recinto circular (Hacking) para recomposição muscular das aves e readaptação animal (concluído).
Construção do 1º bloco da sede institucional, do quarentenário e do depósito (concluído).
Recuperação da APP do córrego Capoeirão (concluído).
Instalação de placas de identificação na fachada e cercamento das divisas da propriedade (concluído).
Implantação de meliponário e viveiro de mudas nativas (em trâmites).

Estas conquistas e planejamentos permitiram ao IPR gerar impacto ambiental positivo, gerando emprego, trazendo conscientização ambiental e colaborando com a conservação local em Brumadinho.

Nossa Equipe

Seguem abaixo os responsáveis pelo Instituto Pro Raptors!



Ronald Carvalho Junior

Diretor (Biólogo)


Possui graduação em Ciências Biológicas pela PUC Minas (1998) e mestrado em Zoologia de Vertebrados pela UFRJ/Museu Nacional (2001), tendo se especializado em Gestão Ambiental na FUMEC-Belo Horizonte (2003), Gestão de Projetos no IETEC-Belo Horizonte (2012) e Gestão de Pessoas no IBMEC-Belo Horizonte (2014).

Quase 25 anos de experiência nas áreas de Zoologia/Ecologia, Meio Ambiente, Gerenciamento e Gestão, Qualidade Técnica e Operações.

Participação em mais de 300 estudos e projetos diversos no âmbito do licenciamento ambiental em suas diferentes etapas (energia, mineração, infraestrutura, óleo e gás).

Gerenciamento amplo, supervisão e controle da qualidade técnica para projetos diversos de manejo de fauna em aeroportos e controle de espécies problema em vários estados do Brasil (ênfase na utilização da falcoaria).

Participação em mais de 50 congressos, encontros e simpósios regionais, nacionais e internacionais.

Mais de 40 estudos e trabalhos técnicos apresentados em congressos regionais, nacionais e internacionais.

Mais de 30 artigos científicos publicados em periódicos especializados de renome, nacionais e internacionais.

Descoberta e autoria dos trabalhos científicos de descrição de 03 novas espécies de anfíbios brasileiros dos biomas Mata Atântica e Cerrado (gênero Scinax).

Ex-pesquisador colaborador para o Grupo de Estudos “Identificação de Oportunidades de Conservação na Serra do Espinhaço” (CDCB) – Fundação Biodiversitas; e ex-integrante do Grupo de Pesquisa- “Biodiversidade” – PUC.Minas/CNPQ.

Pablo Cesar

Diretor (Médico Veterinário)


Possui graduação em medicina veterinária e mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), MBA em Gestão do Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Diagnóstico por Imagem pelo IBVET.

Atua há 20 anos na clínica e cirurgia de animais silvestres, resgates e capturas de grandes carnívoros para monitoramentos de fauna e manejo de fauna em condições de desastres e emergenciais para rodovias e outros empreendimentos.


 

Carlos Eduardo

Diretor (Biólogo)


Possui graduação em Ciências Biológicas (2000) e mestrado em Zoologia de Vertebrados (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre (ECMVS). Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Zoologia e Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo e Conservação de rapinantes Neotropicais, utilização de técnicas de falcoaria para Controle de Fauna em aeroportos e reabilitação de aves de rapina, Biologia Reprodutiva de rapinantes in-situ e ex-situ, Biologia e ecologia alimentar de aves neotropicais, Avifauna e Ecossistemas tropicais.

Tem experiência com aves de rapina há mais 40 anos, quando ainda criança, com 5 anos de idade, iniciou esta jornada assessorado pelo pai. Foi fundador, diretor-Presidente e diretor-técnico da extinta OSCIP S.O.S. Falconiformes - Centro de Pesquisa para a Conservação das Aves de Rapina Neotropicais. Foi também Diretor Técnico da ABFPAR (Associação Brasileira de Falcoaria e Preservação de Aves de Rapina.


 

João Paulo

Diretor (Técnico Ambiental e Falcoeiro)


Possui formação em técnico ambiental e como bombeiro civil, com vasta experiência no manejo de animais com foco na utilização de falcoaria para o controle de pragas. Trabalha com conservação e reabilitação de aves de rapina desde 2007.

Foi presidente na ABFPAR (Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação de Aves de Rapina) na gestão 2014/2018, sendo o atual diretor-técnico. É Delegado Internacional da IAF (International Association for Falconry and Conservation of Birds of Prey). Cofundador da BH Hawking Club, primeiro clube de falcoaria do Brasil.